segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Brasil investe em cabo de Internet para evitar a vigilância da NSA 03/11/2014

Kathleen Caulderwood | 01/11/14

O Brasil está instalando um cabo através do Atlântico para escapar do alcance da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA).



"Dilma discursando durante aberturada 68ª Assembleia das Nações Unidas" - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR, disponível em http://fotospublicas.com

Esta operação é uma das muitas maneiras que o governo brasileiro está quebrando os laços com as empresas de tecnologia americanas - mas não sairá barato.

O cabo de fibra óptica de 3.500 quilômetros vai ser esticado a partir de Fortaleza para Portugal, com um custo estimado de US $ 185 milhões, informou a Bloomberg.

É claro, nada disso vai para os fornecedores americanos.

No ano passado, Edward Snowden vazou documentos que mostraram que a NSA estava acessando informações pessoais de cidadãos brasileiros, inclusive ouvindo telefonemas da presidente Dilma Rousseff, das suas embaixadas e da companhia petrolífera estatal Petrobras.

"Como muitos outros latino-americanos, eu lutei contra o autoritarismo e a censura e não posso deixar de defender, de forma intransigente, o direito à privacidade dos indivíduos e da soberania do meu país", disse Dilma Rousseff na ONU que ano.

"Os argumentos de que a interceptação ilegal de dados e informações visa proteger as nações contra o terrorismo não pode ser sustentado. O Brasil, Sr. Presidente, sabe como se proteger. Rejeitamos, lutamos e não abrigamos grupos terroristas ", disse ela.

Conforme declarou a Presidente Dilma, “Sem o direito à privacidade não há verdadeira liberdade de opinião e não há democracia. (…) Não se sustentam argumentos de que a interceptação ilegal de informações e dados destina-se a proteger as nações contra o terrorismo”. Voltando-se a Barack Obama, completou dizendo que “o Brasil, senhor presidente, sabe proteger-se. O Brasil, senhor presidente, repudia, combate e não dá abrigo a grupos terroristas”. Este discurso, cabe ressaltar, foi aplaudido por Snowden, delator das ações ilegais da NSA. Em entrevista, disse Snowden: “foi um discurso incrível, porque ela (Dilma) foi a primeira presidente que tomou a liderança para dizer ‘Temos o direito de falar, de nos comunicarmos sem sermos espionados’. E esses não são direitos de um país. São direitos humanos. Não há justificativa para espionar a Petrobras. Por que o presidente americano quer ler os e-mails da Dilma Rousseff? Obama disse que não sabia.



Dilma Rousseff do Brasil olha pela janela de um avião da Força Aérea Brasileira, ao deixar o Palácio da Alvorada, em Brasília, no dia 29 de outubro de 2014. Reuters / Ueslei Marcelino

O Brasil já mudou seu sistema de e-mail dominante do Microsoft Outlook para uma plataforma desenvolvida pelo Estado chamado Expresso, e em novembro passado exigiu que todos os órgãos do governo usem empresas estatais para os seus serviços de tecnologia.

O Brasil é a sétimo maior economia do mundo e as empresas americanas poderiam perder até US $ 35 bilhões em receita nos próximos dois anos, enquanto os compradores possam duvidar da segurança de suas conexões, de acordo com o grupo de pesquisa Tecnologia da Informação & Innovation Foundation.

O cabo está previsto para ser construído no início de 2015, supervisionado pela empresa estatal Telecomunicações Brasileiras SA, conhecida como a Telebrás.

Informações:

http://www.ibtimes.com/brazil-builds-internet-cable-portugal-avoid-nsa-s...

https://onial.wordpress.com/author/onialufsc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário