sexta-feira, 14 de agosto de 2015

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DEFESA CIBERNÉTICA 14/08/2015





Em Itaipu o 4º Seminário Internacional de Defesa Cibernética nos dias 20 e 21 de Agosto
Especialistas em segurança cibernética do Brasil e exterior se reunirão, nos dias 20 e 21 de agosto, no Cineteatro dos Barrageiros, na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, para debater assuntos como terrorismo cibernético, ativismo hacker e outras ameaças à segurança da informação.
O encontro marca o 4º Seminário Internacional de Defesa Cibernética, que trará à usina palestras internacionais, com militares de Israel e da Espanha. O evento é aberto ao público, incluindo os empregados de Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). As inscrições devem ser feitas pelo site www.renasic.org.br. As vagas são limitadas.
A organização é do Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro (CDCiber), por meio da Rede Nacional em Segurança da Informação e Criptografia (RENASIC), em parceria com a Itaipu e o PTI.
A escolha de Itaipu como sede do seminário não ocorre por acaso – a usina é uma das estruturas estratégicas, aquelas que, em caso de colapso, podem causar algum problema ao País. Além da usina, estão na lista as plataformas petrolíferas, o sistema bancário e financeiro (bolsas de valores) e as linhas de transmissão de energia, entre outras.
No PTI, funciona o Laboratório de Segurança Eletrônica, de Comunicações e Cibernética (LaSEC²), fruto de um acordo entre a binacional, o Exército Brasileiro e a Fundação PTI. O laboratório desenvolve tecnologias de defesa cibernética para estruturas estratégicas, foi inaugurado em março.
Programação
A abertura oficial está prevista para as 8h30 de quinta-feira (20). Para a cerimônia, são esperados representantes dos Ministérios da Defesa, da Ciência e Tecnologia, de Relações Exteriores e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Em seguida, às 9h, o chefe do CDCiber, Paulo Sergio Melo de Carvalho, abre a programação de palestras com o tema "A defesa cibernética como extensão do papel constitucional das Forças Armadas”.
Das 10h40 às 11h30, um representante do Comando Conjunto de Defesa Cibernética da Espanha falará sobre a visão espanhola da segurança e defesa cibernética. A programação segue com palestras e painéis até as 18h20 (veja a agenda completa abaixo).
Na sexta-feira (21), o seminário começa às 9h, com a palestra de Gabi Sibone, diretor do Programa Militar de Guerra Cibernética do Instituto para Estudos de Segurança Nacional, o INSS, de Israel. Ele falará sobre a experiência israelense no combate a ameaça cibernética. Nos dois dias, os participantes poderão interagir com os palestrantes.
Confira a agenda: Quinta-feira (20 de agosto)
8h30 – 9h: Abertura 9h às 9h50: Palestra de Abertura: “A Defesa Cibernética como Extensão do Papel Constitucional das Forças Armadas na Defesa Nacional Gen Paulo Sergio Melo de Carvalho - Chefe do CDCiber 10h40 às 11h30: “Segurança e Defesa Cibernética: Visão da Espanha” Representante do Comando Conjunto de Defesa Cibernética da Espanha 13h30 – 14h10: “As atividades de Proteção Cibernética no âmbito da Força Terrestre” Chefe do CITEx 14:30 às 15:40: Painel - “A atuação das organizações militares e civis na Defesa Cibernética Nacional em tempos de Paz e Conflito” MD / Forças / PR / CERT-BR 16:30 às 17:40: Painel – “Uso de ferramentas de segurança de origem estrangeira & Uso de ferramentas nacionais e seus impactos na preservação da Soberania Nacional RENASIC / Rep. Empresas Nacionais e Rep. Empresas Estrangeiras
Sexta-feira (21 de agosto)
9h às 9h50: “A Experiência Israelense no Combate a Ameaça Cibernética”, Gabi Sibone - Diretor do Programa Militar de Guerra Cibernética do INSS, em Israel 10h40 às 11h30: “O Domínio Cibernético nas Operações Militares e seus efeitos cinéticos e cibernéticos” Marinha do Brasil/ComOpNav/DCTIM 13h20 às 14h10: “O ativismo hacker e outras ameaças cibernéticas avançadas Terrorismo / Espionagem/Ciber G e FAB 14h30 às 15:40: Painel – “O Terrorismo Cibernético e a Soberania Nacional” (Centro de Inteligência das Forças /MD/ABIN/DPF/ Ministério Público 16h30 às 17:40: Painel – “A importância da atuação colaborativa na Segurança Cibernética de Infraestruturas Estratégicas” MD/PR/CERT-BR/CDCiber/Itaipu.

http://capitaofernando.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário