quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Morre Luiz Fernando Gomes Soares, o criador do Ginga 10/09/2015





Do Ministério das Comunicações
NOTA DE PESAR

O professor Luiz Fernando Gomes Soares, falecido ontem (8), foi uma referência para todos os pesquisadores e integrantes da academia brasileira que acreditam na inovação como elemento de inclusão social e democratização do acesso aos meios de comunicação. Em sua carreira, seus principais trabalhos sempre perseguiram este objetivo, visando incluir a maior parcela do povo brasileiro nos novos serviços de tecnologia de informação e da televisão digital. Nos últimos 15 anos, dedicou sua carreira vitoriosa à bandeira da disseminação do middleware Ginga NCL, que criou ao lado de outros pesquisadores brasileiros e que é padrão internacional recomendado pela União Internacional de Telecomunicações. No momento em que o Brasil implementa o processo de desligamento da TV analógica e a definitiva entrada na era digital, a memória do professor Luiz Fernando nos ajuda a trabalhar no sentido de buscar a melhor solução de inclusão digital possibilitada por esta inovação. Em breve, o Ginga e as aplicações desenvolvidas em sua base estarão em pelo menos 14 milhões de televisores dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Essa é a melhor maneira que o Governo Federal, o Ministério das Comunicações, as empresas e a sociedade brasileira podem homenagear a memória desse grande brasileiro, que deixa um legado inestimável para a área das comunicações do nosso País.

Ricardo Berzoini, Ministro de Estado das Comunicações

Enviado por Filipe Maciel

Do O Globo

Morre Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga

Professor da PUC-Rio há 36 anos, ele contribuiu na criação de normas que são a base do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital

Faleceu nessa terça-feira o Prof. Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga, que dá suporte à interatividade em sistemas de TV digital.


Luiz Fernando era professor titular do Departamento de Informática da PUC-Rio. Com graduação (1976) e Mestrado (1979) em Engenharia Elétrica, Doutorado (1983) em Informática — todos pela instituição — e um pós-doutorado (1985) pela Ecole Nationale Supérieure des Télécommunications, ele lecionava na PUC há 36 anos e teve uma trajetória revolucionária para a Universidade e o Brasil.

Nos últimos 15 anos, suas pesquisas sobre a linguagem NCL e o Ginga deram origem a duas Normas ABNT e uma Recomendação ITU-T, ambas fundamentais para a interatividade entre usuários e a TV Digital. As normas formam a base do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital e a Recomendação ITU-T H.761 foi a primeira contribuição totalmente brasileira a virar um padrão internacional.

Membro da elite acadêmica do país, com o título de pesquisador 1-A do CNPq, Luiz Fernando publicou aproximadamente 200 artigos acadêmicos e orientou cerca de 90 alunos de Mestrado e Doutorado. Além da atuação acadêmica, Luiz Fernando Gomes Soares fazia parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil, era membro do Conselho do Fórum Brasileiro de TV Digital, fazia parte do Núcleo de Coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e era Conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação, onde chegou a ocupar os cargos de presidente e vice-presidente de 1999 a 2003.

Luiz Fernando Gomes Soares tinha 61 anos e deixa esposa, mãe e dois irmãos.



http://jornalggn.com.br/noticia/morre-luiz-fernando-gomes-soares-o-criador-do-ginga

Nenhum comentário:

Postar um comentário