terça-feira, 20 de outubro de 2015

Bolsa Família, 12 anos, 50 milhões de pessoas beneficiadas 21/10/2015

Blog do Zé,



Hoje o programa Bolsa Família completou 12 anos e lançou um programa de informação a seus beneficiários por celular. O programa de transferência de renda equivale a 0,5% do PIB e atende cerca de 14 milhões de famílias, ou aproximadamente 50 milhões de pessoas, é referência para várias entidades internacionais, como a ONU, e serve de modelo para países de todo o mundo. “São 12 anos de sucesso. Não somente porque crianças estão na escola, mas porque comprovadamente o programa apoiou a redução da mortalidade infantil, porque permite o acesso ao Pronatec para as famílias. O Bolsa Família é uma grande porta de entrada para a população de baixa renda nos serviços públicos”, avaliou hoje a ministra Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A taxa de crianças de famílias beneficiárias do Bolsa Família que frequentam a escola é, de acordo com a ministra, maior do que a média nacional.

No programa Bom Dia, Ministro, a ministra Tereza Campello também destacou hoje que as informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e dos beneficiários do Bolsa Família são cruzadas com frequência com outros bancos de dados para evitar o recebimento indevido. “Toda família tem de atualizar o cadastro a cada dois anos; quem não atualiza no prazo estipulado pode acabar sendo desligado. Tem muitas famílias que melhoram de vida, mas querem continuar no Cadastro Único para garantir benefícios e acesso a outros programas”, disse. Ela lembrou que, devido ao cruzamento de dados e à atualização cadastral, 600 mil pessoas saíram do Bolsa Família em 2014 porque não precisavam mais do benefício.

A ministra atribuiu as críticas ao Bolsa Família ao preconceito de parte da população contra quem faz parte do programa. “O melhor remédio contra o preconceito é a informação”, disse Campello ao esclarecer que o benefício é apenas um complemento de renda, que 75% dos adultos do Bolsa Família trabalham e que a taxa de natalidade entre os pobres do Nordeste caiu 26%, enquanto no restante do país a redução foi de 10%. O MDS vai repassar neste mês de outubro R$ 2,3 bilhões aos beneficiários, com o valor médio de R$ 163,57 por família. Neste link, o programa na íntegra.

 http://www.zedirceu.com.br/bolsa-familia-12-anos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário