quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Karmann-Ghia tem falência decretada pela Justiça 24/11/2222016


 


Jornal GGN - Localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a Karmann-Ghia teve sua falência decretada nesta quarta-feira (23). O pedido de falência foi realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, já que cerca de 300 funcionários da empresa estavam sem salários desde dezembro e outros 300 foram demitidos e não receberam a rescisão de seus contratos.


De 1961 a 1974, a empresa fabricou o esportivo Karmann Ghia, e, depois, se dedicava à produção de autopeças para outras montadoras. A fábrica foi abandonada pelos donos atuais e estava parada há mais de seis meses.


“Ao longo de mais de um ano lutamos para preservar a empresa e os postos de trabalho. Tentamos vários acordos para parcelamento de dívidas e todos foram descumpridos”, disse Carlos Caramelo, diretor do Sindicato. De acordo com a entidade, os funcionários estavam sem condições de trabalhar e até a energia elétrica foi cortada por falta de pagamento.


Um grupo dos operários da Karmann estava acampado nos portões da fábrica desde maio, para que evitar que o maquinário fosse retirado em razão de outras ações judiciais de credores. Desde 2008, quando a família Karmann saiu do negócio, a fábrica passou por mais de quatro proprietários.


“É um processo longo, mas os créditos trabalhistas passam a ter prioridade. Nosso jurídico vai acompanhar de perto passo a passo da recuperação. Vamos pra cima dos bens dos sócios da empresa para garantir que o trabalhador consiga receber o que é de direito”, afirma Rafael Marques, presidente do sindicato.


A Fiat era a principal cliente da Karmann e os pedidos caíram com a crise e queda da demanda, prejudicando ainda mais a situação da empresa do ABC. Entre 1998 a 2005, a fábrica montava o Defender, da Land Rover.


Em 2013, divulgou-se um projeto para retomar a produção do Karmann-Ghia, com uma roupagem atualizada e foi realizado um concurso entre universitários para escolher o design. Entretanto, os donos da época, a ILP Industrial, não conseguiu parceria com outras montadoras para produzir o esportivo.


Hoje, o sindicato fará uma assembleia com os funcionários para orientá-los sobre os procedimentos que serão tomados a partir de agora.

http://jornalggn.com.br/noticia/karmann-ghia-tem-falencia-decretada-pela-justica

Nenhum comentário:

Postar um comentário