terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Rio Grande do Sul: Bombas, spray de pimenta e cavalaria: o ambiente da votação do pacote do governo Sartori 20/12/2016



Na frente da Catedral, choque da Brigada jogou spray de pimenta em manifestantes e promoveu uma carga de cavalaria pela Duque de Caxias. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)
Na frente da Catedral, choque da Brigada jogou spray de pimenta em manifestantes e promoveu uma carga de cavalaria pela Duque de Caxias. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)


Da Redação

No início da noite desta segunda-feira (19), a Brigada Militar voltou a lançar bombas em vários pontos da Praça da Matriz tendo como alvo principal um grupo de estudantes carregando escudos improvisados de madeira que se juntou à mobilização dos servidores públicos contra o pacote do governo José Ivo Sartori (PMDB). Os estudantes vieram da Esquina Democrática, onde foi convocado um ato de “resistência a PEC 55 e ao pacotaço” pelo Movimento Autônomo.

Leia mais:
‘Nunca tinha visto tanto batalhão de choque armado dentro da Assembleia’

Ao chegarem à Praça da Matriz começaram a entoar seu já tradicional canto “Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da Polícia Militar” a poucos metros de um dos batalhões de choque da Brigada Militar em frente ao prédio da Assembleia Legislativa. Uma faixa com os dizeres “Nenhum direito a menos” foi colocada junto à grade que separava os servidores do choque da BM. Quando os manifestantes começaram a derrubar as grades, os brigadianos começaram a lançar bombas na direção deles e também contra servidores que estavam na Praça da Matriz.

Além de lançar bombas contra os manifestantes, a Brigada também acionou um pelotão de cavalaria. Com espadas em punho, brigadianos a cavalo saíram para dar apoio à ofensiva do choque contra os estudantes e servidores. A ação da Brigada Militar chegou também à Catedral da Matriz, onde alguns manifestantes buscaram refúgio e envolveu uma carga de cavalaria pela Duque de Caxias. Durante cerca de 30 minutos, a região que concentra as sedes dos três poderes do Estado viveu um novo cenário de guerra. Enquanto isso, dentro da Assembleia, a portas fechadas, os deputados seguiam discutindo o pacote do governo Sartori.Galeria de imagens
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário