quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Um breve parecer sobre os sites, ditos anônimos, de direitas que espalham mentiras na internet 26/01/2017

Por :Rei Comentarista no blog do Tijolaço

Esses sites anônimos de direita que espalham mentiras na internet são anônimos apenas para não responderem por processos… os donos já foram desmascarados pelos próprios usuários. Infelizmente os blogs de esquerda não reproduziram a investigação.
Abaixo segue a investigação feita por uma leitora:
“Ernani Fernandes Barbosa Neto é priprietário de vários outros sites como o Folha Política, o FP é só o mais popular deles (talvez pq as pessoas achem que tem a ver com a Folha de São Paulo). Vamos lá, aos dados:
http://www.observatoriodafarsa.org (criado em 07 jan 2013)
http://www.politicanarede.com (criado em 06 ago 2013)
http://www.gazetasocial.com (criado em outubro de 2013)
http://www.folhadopovo.com (criado em 25 dez 2013)
http://www.humor13.com (criado em 20 jan 2014)
http://www.humorcego.net (criado em 20 fev 2014)
http://www.criticapolitica.org (criado em março de 2014)
http://www.correiodopoder.com (criado em 7 set 2014)
Todos estes sites não só estão no ar, como possuem uma página correlata no facebook. Numa visita ao site e às páginas no Face é possível ver que o objetivo principal deles é republicar os conteúdos da Folha Política, mas também republicam conteúdo uns dos outros.
Quase todas as páginas do Facebook citadas acima possuem um número alto de seguidores.
No Who.is, o nome do proprietário dos sete sites está protegido pelo serviço de privacidade. Mas vasculhando as abas do site, vemos que esse sites têm o mesmo endereço físico em comum com o MCC e FP, compatilham os mesmos IPs e os mesmos servidores. E inclusive o email para contato desses sites é o mesmo que consta no escolafilosoficarfc.org: fernandes.ernani@gmail.com
Concluindo: Ernani Fernandes tem uma rede de, pelo menos, 10 sites (incluindo FP e MCC) registrados no exterior de forma anônima que se destinam a espalhar boatos e caluniar, e a se auto-referendarem para dar um ar de coisa séria.
Pertencem ao Ernani Fernandes:
folhapolitica.org
correiodopoder.com
politicanarede.com
folhadopovo.com
gazetasocial.com
criticapolitica.org
contracorrupcao.org
humor13.com
humorcego.net
observatoriodafarsa.org
redebde.org
Agora vamos a algumas páginas no Facebook que rastreei, e embora não estejam relacionadas com nenhum site, o conteúdo dessas páginas consiste majoritariamente na publicação ou replicação do conteúdo das páginas dos sites citados acima. Muitos conteúdos são publicados em várias páginas quase que simultaneamente. (perceba que o Ernani atua em várias frentes: humor, policial, meio ambiente…)
Movimento Democracia Direta
Diario Policial
Pelé da Depressão
Humor 13
Humorcego.net
Juventude Contra Corrupção
GECCOR – Grupo de Estudos para Combate à Corrupção
Movimento Revolucionário
Movimento Sustentável
Educação no Brasil
Auditoria Popular
BDE – Brasil Digital Informação e Entretenimento *
Ficha Social
Lembrando que a BDE está ligada ao canal Ficha Social no YouTube, cujo diretor de conteúdo é “Barbosa Neto”. Esse canal foi criado em setembro de 2014, publicou mais de 700 vídeos (portanto, uma média de 100 vídeos por mês). Os 20 vídeos mais acessados somam um total de 6,1 milhões de visualizações.”
Esse é apenas a primeira postagem de uma sequência muito bem feita de pesquisas que desmascaram uma rede de difamação apenas com buscas feitas na internet… espero que algum jornalista se interesse pelo assunto e aprofunde a investigação.
As postagens podem ser lidas aqui:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/estudo-da-usp-explica-a-mecanica-dos-sites-de-noticias-falsas-no-brasil/

http://www.tijolaco.com.br/blog/mente-se-tanto-na-internet-que-ate-materia-sobre-sites-mentirosos-tem-mentiras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário